Breve Histórico

O Instituto de Pesquisas da Santa Casa foi inaugurado em 26 de novembro de 2012, em parceria com a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa.

O prédio que abriga o Instituto de Pesquisas foi totalmente reformado, com uma estrutura vedada por uma tela metálica perfurada, funcionando como uma caixa blindada. O prédio abriga 6 (seis) andares, sendo que o 1º, 2º e 3º pavimento compreende laboratórios de última geração, construídos segundo normas de segurança exigidas para um laboratório de referência e segundo os requisitos de Biossegurança inerentes a uma área de laboratório. O 4º pavimento é um suporte técnico de pesquisa, o 5º pavimento é destinado a área administrativa. Além disso o prédio conta com um anfiteatro, localizado no andar térreo.

O Instituto tem como missão centralizar as pesquisas existentes no Complexo da Santa Casa de São Paulo, viabilizando novos projetos e agilizando os processos administrativos para aquisição de apoio e patrocínio às pesquisas e desta foram ser referência em pesquisa, gerando e difundindo conhecimento científico e tecnológico para benefício da sociedade.

Para as atividades científicas, o Instituto é composto de 3 setores: Núcleo Metodológico, o Instituto de Pesquisa Clínica e o Instituto do HPV.

A realização deste projeto conta com o apoio da FAPESP e do CNPQ, instituições de incentivo aos projetos científicos e de pesquisa, viabilizados por programas do governo estadual e do Ministério de Ciência e Tecnologia. Além disso, conta com apoio da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo e da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa (Fundação Arnaldo Vieria de Carvalho).

Pesquisadores, Médicos e Alunos de Pós-Graduação e Pós-Doutoramento que tiverem interesse em realizar pesquisa no Instituto deverão apresentar seus projetos para a Coordenadoria Científica, que irá alocá-los entre os diferentes setores da Instituição.