Unidades de Ensino e Instituto de PesquisaUnidades de Ensino e Instituto de Pesquisa
Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Publicado em 07/02/2012

Rua Dr. Cesário Mota Jr., 61 - Vila Buarque
CEP 01221-020 - São Paulo/SP
 (11) 3367-7700

NOVAS INSTALAÇÕES PREVISTAS PARA INAUGURAR EM 2013

Quando o Dr. Arnaldo Vieira de Carvalho assumiu a Diretoria Clínica do Hospital, empenhou-se na implantação do ensino médico na Santa Casa e o curso, aprovado em 1913, resultou na primeira Faculdade de Medicina do Estado, tornando a Santa Casa referência em saúde e educação até os dias de hoje.

Em funcionamento desde 1963, como resultado de um sonho acalentado pelo corpo clínico da misericórdia paulistana para a formação de médicos, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa de São Paulo (FCMSCSP), tem como mantenedora a Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho.

Além de Medicina, a Faculdade oferece cursos de graduação em Fonoaudiologia e Enfermagem, e cursos de pós-graduação na área de saúde (especialização, mestrado e doutorado) e pós-doutorado.

EXCELÊNCIA NO ENSINO

Inserida no Complexo Hospitalar da Irmandade de Misericórdia da Santa Casa de São Paulo, a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é a 7ª melhor Instituição de Ensino Superior em Medicina do país e a 1ª da cidade de São Paulo, segundo avaliação realizada pelo Ministério da Educação – ENADE, em 2011.

Desde sua criação, já formou 44 turmas de médicos, 16 de enfermeiros e 7 turmas de fonoaudiólogos, além de 274 mestres, 114 doutores e 26 livres-docentes. Forma, por ano, cerca de 100 alunos de Medicina, 60 de Enfermagem e 40 de Fonoaudiologia. Os egressos permanecem em média cerca de três anos a mais no Complexo Irmandade/Faculdade realizando Residência Médica, especialização, mestrado ou doutorado, seguindo então suas carreiras profissionais nos melhores centros de assistência à saúde, ensino, pesquisa e extensão do Brasil. Assim, a Irmandade consegue oferecer infraestrutura tecnológica e conhecimento a médicos, residentes e docentes, com a mesma qualidade.

A Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo é uma instituição que contribui com a área da saúde por meio de inúmeras pesquisas científicas, tanto na área básica quanto clínica, contando com cerca de 40 grupos de pesquisa registrados no Ministério de Ciência e Tecnologia. Alunos e docentes desenvolvem reconhecidas atividades de pesquisas tecnocientíficas em diversas entidades, como Hospital Central, Hospital São Luís Gonzaga, Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental, Centro de Saúde-Escola Barra Funda, Hospital Geriátrico Dom Pedro II e, através de convênio, com a Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo (FEHOSP), num quadro de mais de 300 entidades associadas e seus hospitais conveniados ao SUS do Estado de São Paulo.

Clique aqui e acesse o site da Faculdade.