Cirurgia Plástica

 

Serviço de Cirurgia Plástica da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo
Em 1930 o Dr. José Rebello Netto, criou a Unidade de Cirurgia Plástica da Clínica de Otorrinolaringologia da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo que em 1938 foi oficialmente reconhecido como Serviço de Cirurgia Plástica. Eram seus assistentes os Drs. Alípio Pernet, Antonio Duarte Cardoso da Silva, Victor Spina e Wladimir do Amaral.

Permaneceram na Santa Casa os Drs. Antonio Duarte Cardoso da Silva e Wladimir do Amaral.
O Dr. Wladimir assumiu a chefia em 1956 e seu serviço tornou-se o primeiro a ser credenciado pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica para a formação de especialistas.
Em 1962 foi fundada a Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e os alunos formados nas primeiras turmas em 1968 tornaram-se estagiários do Serviço, entre eles Antonio Carlos Abramo, David Chvildelman e Vidal Sbright. Os médicos assistentes do serviço eram: Antonio Duarte Cardoso da Silva, Luiz Eugênio Reginato e Aymar Edison Sperli entre outros.

Em 1970, o diretor da Faculdade e do Departamento de Cirurgia, Professor Doutor Emílio Athié, convidou o Dr. Antonio Duarte Cardoso da Silva para chefiar outro grupo ligado ao Departamento, formando-se assim temporariamente dois Serviços de Cirurgia Plástica na Santa Casa de São Paulo.
Com a morte do Dr.Wladimir do Amaral em 1974, seu serviço foi extinto.


Em 1975 foi criada a Disciplina de Cirurgia Plástica do Departamento de Cirurgia da FCMSCSP, tendo como Professor Pleno (equivalente ao Titular) o Dr.Antonio Duarte Cardoso da Silva e como assistentes o Dr.Álvaro Duarte da Silva, Dr. Jorge Diamante e Dr. Douglas Jorge (Todos Voluntários).
Em 1978 foram contratados como médicos efetivos os Drs. Álvaro Duarte Cardoso da Silva e Douglas Jorge e em 1979 teve inicio a Residência na especialidade.


Em 1980 o Dr. Antonio Duarte Cardoso da Silva retirou-se da chefia, mas continuou participando ativamente da Disciplina até sua morte em 1992.

Em 1985 foi contratado o Dr.Américo Helene Jr., ex- residente da disciplina.

Em 1989 o Dr.Álvaro Duarte Cardoso da Silva solicitou afastamento da Instituição e foi contratado o Dr. Luiz Antonio Demário, ex-residente da Disciplina.
O Dr. Douglas Jorge chefiou a Disciplina de 1989 a 2002, quando solicitou afastamento da chefia.
Em 1990 foi reativado o Hospital São Luiz Gonzaga, onde constitui-se um grupo de cirurgia plástica subordinado cientificamente ao serviço do Hospital Central com contratação dos Drs. Nelson Luiz Yamanishi e Herberto Yoshino e posteriormente do Dr. Rodolfo Korti.

Passaram também temporariamente pela Santa Casa a Dra. Vera Lucia Nocchi Cardim, atuando na área da cirurgia crânio-maxilo-facial, e os Drs. José Carlos Ronche Ferreira e Luiz Carlos Manganello de Souza, atuando na área da cirurgia buco- maxilo-facial.

A partir de janeiro de 2003 o Dr. Américo Helene Jr. assume a chefia. A Liga de Cirurgia Plástica da FCMSCSP é fundada nesse mesmo ano.

Em 2004, passa a fazer parte da Disciplina de Cirurgia Plástica o Dr Luis Fernado Perin.

Em 2011 o Dr Murillo Fraga, ex residente da disciplina foi contratado para desenvolver microcirurgia reconstrutora clínica e experimental no Departamento de Cirurgia.