HospitaisConheça os hospitais administrados pela Santa Casa de São Paulo

Jaçanã - CEP 02276-140 - São Paulo/SP
  (11)
SAC: hslg.sac@santacasasp.org.br

Foi inaugurado no dia 04/09/1904 como Leprosário (conhecido como Hospital dos Morphéticos ou Leprosário Guapira), que funcionou até 02/08/1930.

O antigo leprosário foi, então, reformado e ampliado, sendo reaberto em 03/07/1932, com o nome de Hospital São Luiz Gonzaga, com capacidade para acolher 100 pacientes para tratamento de tuberculose. O nome São Luiz Gonzaga se refere ao jovem fidalgo italiano que dedicou sua vida à religião e que faleceu acometido pela tuberculose. Assim, nas décadas de 1930 e 1940, o HSLG desenvolveu-se muito na forma de sanatório, sendo que em 30/05/1939 aconteceu nas dependências do hospital, o 1º Congresso Nacional de Tuberculose. Em 1953, com a evolução do tratamento medicamentoso da tuberculose, iniciou-se o término do tratamento hospitalar da doença. Com a diminuição da internação de doentes tuberculosos, foi iniciada a internação de pacientes portadores de pneumopatias não tuberculosas. Trabalharam no HSLG médicos de grande renome nacional e internacional como Dr. Emílio Ribas e Dr. Jairo de Almeida Ramos. Em 1968, o HMSLG foi transformado em Hospital Geral. Em 1979 foi desativado, com manutenção de alguns leitos da enfermaria. Em 1988 iniciou-se a reativação do hospital, com inauguração do Pronto Socorro em 1994 e a Maternidade e Centro Obstétrico em 1996. Em 01 de novembro de 2008 foi municipalizado, passando a ser gerenciado por contrato de gestão com a Santa Casa na qualidade de Organização Social de Saúde.

Fonte: Levantamento feito pelo Dr. Pedro Luiz Squilacci Leme (HSLG Um século de Trabalho: 1904-2004)

Em 2013, o Hospital São Luiz Gonzaga recebeu novos equipamentos provenientes de emenda parlamentar via Secretaria Municipal da Saúde. No total, a verba destinada à compra de equipamentos para a Instituição foi de aproximadamente R$ 320.000,00, valor que foi investido em aparelhos, modernização e otimização de serviços. Entre os equipamentos adquiridos estão um set completo de videolaparoscopia, bisturís elétricos, refrigeradores para o lactário e o laboratório de análises clínicas, centrífugas, microscópio, entre outras peças. O Hospital é o único da região que oferece a videolaparoscopia como serviço à população.

Também está em funcionamento a nova Unidade de Diagnóstico por Imagem, instalada em novembro de 2012, proporcionando mais rapidez no atendimento aos pacientes.

Atualmente o São Luiz Gonzaga é o único hospital público no subdistrito Jaçanã-Tremembé, auxiliando não só os moradores destas regiões, mas também as pessoas que residem em municípios próximos, como Guarulhos e Arujá.

(Clique aqui e conheça a história completa do hospital)

Videolaparoscopia

Videolaparoscopia é um sistema de cirurgia cujo procedimento é auxiliado via vídeo. Ou seja, o médico introduz dentro do corpo do paciente uma câmera que o ampara durante a cirurgia. As cirurgias feitas via vídeolaparoscopia são mais seguras que as sem vídeo.

Além de maior segurança, os procedimentos feitos pelo equipamento de videolaparoscopia são mais rápidos e, consequentemente, atendem uma demanda maior de pessoas.

Serviços Prestados

O Hospital Municipal São Luiz Gonzaga é um hospital geral com 171 leitos instalados e 37 leitos de observação.
Serviços diferenciados:

• Pronto-Socorro de Ginecologia e Obstetrícia
• UTI Adulto, UTI Neonatal e Atendimento Ambulatorial
• Pronto-Socorro Adulto
• Pronto-Socorro Pediátrico
 Pronto Atendimento

Centro de Diagnóstico por Imagem:

• Tomografia Computadorizada
• Radiografia Simples
• Eletrocardiograma
• Endoscopia
• Colonoscopia
• Ecocardiograma

Cirurgias:

• Cirurgia Geral
• Cirurgia Pediátrica
• Cirurgia Endócrina Cervical
• Coloproctologia
• Cirurgia Plástica
• Cirurgia Vascular
• Oftalmologia

Além das especialidades já usuais em hospitais de médio porte, o São Luiz Gonzaga também oferece atendimento em:
• Reumatologia
• Endocrinologia Adulto e Pediátrica
• Gastroenterologia Pediátrica
• Cardiologia Pediátrica
• Nefrologia Pediátrica
• Pneumologia Pediátrica
• Alergologia Pediátrica
• Pré-natal de Alto Risco
• Oncologia Pélvica
• Patologias Uterinas
• Mastologia
• Fisioterapia Motora
• Ortopedia Geral.

O Hospital realiza também exames de ultrassonografias em geral, radiografias simples, exame urodinâmico, tomografia computadorizada, ecocardiografia, endoscopia digestiva alta, colonoscopia e exames laboratoriais, tendo realizado um total de 110.361 exames em 2013.

Por estar localizado próximo a rodovia Presidente Dutra e a rodovia Fernão Dias, o HMSLG é a principal referência para o atendimento de politraumatizados oriundos dessas vias em São Paulo. Além disso, por ser o único hospital público do subdistrito Jaçanã-Tremembé, é um hospital de grande importância para a população que reside e trabalha nessa região e nos municípios próximos, como Guarulhos.

PABX: 3466-1000 e fax: 2241-1594

Diretor Técnico: Dr. Norberto Kodi Kavabata