5 Principais dúvidas sobre o câncer de mama

5 Principais Dúvidas sobre o Câncer de Mama
Publicado em 13 de janeiro de 2021 às 14h16

Fechando o Outubro Rosa, mês de conscientização para a prevenção do câncer de mama, a Dra. Maria Marta Martins, Mastologista do Hospital Central, respondeu 5 das dúvidas mais frequentes sobre a doença.   1. O câncer de mama tem cura? Sim, a cura esta relacionada ao diagnóstico precoce. Quanto mais cedo ele for detectado, maior […]

1. O câncer de mama tem cura?

Sim, a cura esta relacionada ao diagnóstico precoce. Quanto mais cedo ele for detectado, maior a chance de curá-lo. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 1 centímetro de tamanho, as chances de cura chegam a 95%.

2. Quais são os fatores de risco para ter câncer de mama?

O desenvolvimento de câncer da mama tem como principais fatores de risco ser do sexo feminino, idade maior que 50 anos, obesidade, sedentarismo, uso de hormônios, fumar, ingestão de bebidas alcoólicas, receber radiação ionizante em idade jovem, estar obeso, idade precoce da menstruação e tardia da menopausa, ter filhos em idade tardia ou não ter tido filhos. Somente 5 a 10% dos casos são genéticos.

3. Eu não tenho ninguém na família com câncer de mama. Preciso me prevenir?

Sim. A maioria dos casos de câncer de mama ocorre em pessoas sem nenhum familiar próximo acometido pela doença anteriormente. Menos de 10% dos tumores da mama são hereditários. Por isso, é recomendado que todas as mulheres com mais de 40 anos façam os exames preventivos de mama.

4. Todo nódulo na mama e câncer?

Não. Um tumor pode ser benigno ou maligno. Os benignos não são considerados cancerígenos: suas células têm aparência próxima do normal. Elas crescem lentamente e não invadem os tecidos vizinhos, nem se espalham para outras partes do corpo. Exemplos de nódulos benignos são os fibroadenomas e cistos. Os tumores malignos são os cancerosos. Caso suas células não sejam controladas, podem crescer e invadir tecidos e órgãos vizinhos, eventualmente se espalhando para outras partes do corpo que são as metástases.

5. O que ajuda na prevenção do câncer de mama?

A redução do risco do câncer de mama pode ser alcançada ajustando o estilo de vida. Exames preventivos periódicos e adoção de hábitos de vida saudáveis, podem evitar o câncer ao longo da vida:

•Manter uma dieta balanceada, com pouca gordura, rica em frutas e vegetais;

•Praticar atividades físicas regulares;

•Evitar sobrepeso e obesidade;

•Não fumar;

•Se engravidar, amamentar pelo maior número de meses;

•Evitar ingestão de bebidas alcoólicas.