CUIDADOS APÓS A DOAÇÃO DE SANGUE/PLAQUETAS

• Permaneça no Hemocentro por 15 minutos após a doação;

• Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. 

• Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se. Se os sintomas persistirem, peça que o conduzam de volta ao Hemocentro ou a o Pronto-socorro mais próximo.

• Você poderá reassumir as atividades normais uma hora após a doação, caso esteja sentindo-se bem. Para realização de esforço físico, principalmente com o braço puncionado, sugerimos que aguarde 24 horas. É recomendável aguardar uma hora antes de dirigir.

• Beba mais líquido do que de costume nas 4 horas após a doação. Não tome bebida alcoólica antes de ter se alimentado bem e não fume durante uma hora após a doação.

• Se ocorrer sangramento no local da punção, não dobre o braço. Comprima o local com um pedaço de algodão ou gaze.

• Se apresentar febre, diarreia ou qualquer outro sintoma sugestivo de infecção até 14 dias após a doação, pedimos a gentileza de nos informar para que possamos tomar providências em relação ao sangue doado. Para segurança dos pacientes, entre em contato com o Hemocentro através do telefone 2176-7000 Ramal 5967 ou através do e-mail hemoterapia.cadastro@santacasasp.org.br 

• A cada doação são realizados exames para hepatite B e C,  Sífilis, HIV, HTLV I/II e doença de Chagas. Estes exames são de triagem e portanto mais sujeitos a resultados falso positivos. Caso receba carta ou telefonema do Hemocentro notificando alteração em um de seus exames, não se assuste; apenas é necessário repetição deste exame.

Se desejar, poderá retirar os resultados dos exames no Hemocentro (Rua Marques de Itu, 579, Santa Cecília, SP)  a partir de 10 dias após a doação. Os exames são entregues apenas ao próprio doador e com a apresentaçao de documento oficial com foto; ou ainda de preferir, você poderá retirá-los em sua próxima doação.