HOSPITAL SÃO LUIZ GONZAGA

Hospital São Luiz Gonzaga

O Hospital São Luiz Gonzaga foi fundado em 1904, inicialmente como Hospital de Lázaros, voltado exclusivamente aos cuidados da hanseníase. Em 1932, transformou-se em hospital especializado em tisiologia com assistência focada no tratamento de tuberculose. A partir de 1988, passou a operar como hospital geral, prestando assistência aos munícipes da Zona Norte da capital paulista.

O hospital está localizado no extremo-norte do município de São Paulo, sediado no distrito de saúde Santana/Jaçanã, cuja área territorial é de 64,1 km2. A unidade é referência hospitalar para a UPA Jaçanã e AMA Sorocabana, prestando socorro a pacientes de outros subdistritos próximos como Tucuruvi/Santana e Vila Maria/Vila Guilherme. É o único hospital integrante da Rede de Assistência à Saúde (RAS) neste distrito cuja população estimada é de 638 mil habitantes (dados do CEINFO 2020 da Secretaria Municipal de Saúde).

O Hospital São Luiz Gonzaga está instalado em um terreno com cerca de 125 mil m² e cercado por áreas verdes. Abriga em suas paredes algumas obras de arte de autoria de expressivos nomes das artes plásticas brasileiras como Aldo Bonadei, Alfredo Volpi, e Samson Flexor. Tem como destaque uma grande pintura cuja autoria é atribuída à artista plástica Tarsila do Amaral.

É um hospital geral de grande porte, com unidades de internação em Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Ginecologia e Obstetrícia, Pediatria e Cuidados Paliativos, além dos Prontos-Socorros (Adulto, Infantil e Ginecologia/Obstetrícia), Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Unidade de Terapia Intensiva Adulto e Unidades de Urgência/Emergência, Centro Cirúrgico e Obstétrico, Ambulatório, Laboratório e Centro de Diagnóstico por Imagem que atende exclusivamente pacientes do Sistema Único de Saúde.

Rua Michel Ouchana, 94 – Jaçanã
CEP 02276-140 – São Paulo/SP
11 3466-1000
[email protected]

HOSPITAL SÃO LUIZ GONZAGA