HOSPITAL CENTRAL

Hospital Central da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Na Rua da Glória, esquina com a Rua dos Estudantes, ao décimo dia do mês de outubro de 1876, por falta de espaço e excesso de enfermos, a Mesa Administrativa decide que a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo deveria se mudar para um novo prédio, com espaço suficiente para atender a todos que precisassem e com espaço disponível para futuras expansões.

No primeiro dia do mês de outubro de 1878, às cinco horas da tarde, num terreno da chácara denominada Bexiga, com a presença do imperador D. Pedro II, primeiro doador para a construção do novo hospital, e da imperatriz Dona Theresa Christina Maria, foi lançada a pedra fundamental da construção do novo Hospital da Caridade da Santa Casa de São Paulo.

No entanto, em vinte e um de março de 1881, após pressão da imprensa local, com a devida permissão real e deliberação da comissão encarregada da nova construção, a pedra fundamental foi transferida para novo e melhor local, o Bairro do Arouche.

Em 31 de agosto de 1884, mesmo não estando completamente finalizado, foi inaugurado o Hospital do Arouche, projeto do arquiteto Luiz Pucci (arquiteto também responsável pela construção do Museu Paulista, conhecido popularmente como Museu do Ipiranga). Um novo hospital surgia para atender à demanda de uma cidade que crescia em ritmo muito acelerado e sem estrutura para atender a saúde pública.

O Hospital Central, como hoje é chamado, cresceu e se estabeleceu como um dos mais importantes centros de referência hospitalar do Estado de São Paulo, tendo sido pioneiro em inúmeras áreas de atendimento à saúde e da educação hospitalar brasileira.

É um hospital-escola que promove atendimentos de média e alta complexidade em suas Unidades de Internação e Ambulatoriais. Em suas instalações, dispõe de leitos de internação adultos, pediátricos e de UTI. São 27 salas cirúrgicas prontas para o atendimento de pacientes de alta complexidade, sendo 5 ambulatoriais. Temos ainda as salas de parto da maternidade.

O Pronto-Socorro Adulto conta com 2 salas de classificação de risco, 5 consultórios médicos, 5 salas de estabilização, além de 54 leitos de internação. O atendimento de emergência é feito ainda no Pronto-Socorro de Ortopedia e Traumatologia, no Pronto-Socorro Infantil e no Pronto-Socorro de Obstetrícia e Ginecologia.

Contamos ainda com Laboratório de Anatomia Patológica, Unidade de Diagnóstico por Imagem, Unidade de Reabilitação, Central de Quimioterapia,  Organização de Procura de Órgãos (OPO),  Banco de Tecidos, Unidade de Diálise, Unidade de Endoscopia Digestiva e Respiratória e Centro de Intervenção Cardiovascular.

Em 2018, com o apoio da consultoria FIA – Fundação Instituto de Administração, ocorreu uma profunda revisão da instituição e, desde então, a gestão da unidade é realizada por fluxos assistenciais. Foram destacados gestores para os fluxos ambulatoriais, de Urgência/Emergência, Internação, Cirurgias, Terapia Intensiva e de Apoio Diagnóstico e Terapia – SADT.

Além da assistência, o Hospital Central tem importante atuação em difundir conhecimentos com foco em pesquisa e programas de residência médica e especialização. A constante busca da excelência e profissionalismo faz desta instituição de assistência à saúde uma das mais conceituadas no País.

Rua Dr. Cesário Mota Junior, 112 – Vila Buarque
CEP 01221-020 – São Paulo/SP