Receba as informações da SantaCasa
               

DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA


O que é?

A medula óssea está na parte interna dos ossos e é como se fosse a fábrica do sangue. É lá que estão as células-mães que darão origem aos glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas. Algumas pessoas (crianças ou adultos) desenvolvem doenças da medula óssea, como a leucemia ou aplasia de medula. Nesses casos, a única chance de cura pode ser o transplante e você poderá ser o doador que salvará a vida de alguém.

.

Como é feito o cadastro?

Você preencherá uma ficha com dados pessoais e será coletado um tubo de sangue de aproximadamente 10 ml.


No seu sangue será feito o exame de HLA, que mostrará qual seu tipo de medula. Depois disso, um sistema informatizado irá comparar seus resultados aos de pacientes que esperam por transplante.


Sendo compatível, você será chamado para exames confirmatórios e depois passará por uma avaliação médica.

.

Como é a compatibilidade de doadores?

Primeiro busca-se um doador compatível entre irmãos. Nesses casos a chance é de 25%.


Muitos pacientes não terão esse um irmão compatível, então é feita a busca por um doador não aparentado, através do Registro Nacional de Doadores de Medula Ossea (REDOME), que é o banco de dados em que ficam registradas as informações das medulas dos doadores.


É necessário um grande número de doadores cadastrados para que os pacientes tenham chance de encontrar um doador compatível. Para o paciente, você pode representar a única possibilidade de cura.


Requisitos

Estar em bom estado de saúde, ter entre 18 e 54 anos e 11 meses.


Impedimentos

Doenças infecciosas ou incapacitantes.

Histórico de doença neoplásica (câncer), hematológica (do sangue) ou do sistema imunológico.


Obs.: algumas complicações de saúde não impedem a doação e os casos são analisados individualmente por uma equipe médica.

.
Se for compatível, como será a doação?

Há duas formas de doação:


Aférese: a coleta é feita pelas veias do braço, usando uma máquina, como se fosse uma doação de plaquetas. Nesses casos, o doador deverá usar uma medicação que estimula a saída de células jovens (as chamadas células-tronco) da medula para o sangue;


Coleta direta do osso da bacia: feita com anestesia, a medula óssea é coletada na região das nádegas, no osso da bacia. Não há corte e nem afeta os nervos. O doador tem alta no mesmo dia ou no dia seguinte.

.

Como os pacientes recebem a medula?

Depois de um tratamento quimioterápico, o paciente recebe a medula do doador como se fosse uma transfusão. Em até três semanas a medula transplantada já estará produzindo células novas.


Lembrem-se:

A medula óssea e espinhal são coisas diferentes. A medula espinhal fica no interior da coluna vertebral e nada tem a ver com a medula óssea, que é a parte de dentro do osso.

.

Como fazer o cadastro?

Você pode comparecer na Santa Casa de São Paulo de segunda a sexta-feira das 7h às 18h e aos sábados das 7h às 15h. Outra opção é fazer o agendamento voluntário, basta ligar para o telefone: 11 2176-7000 ramal: 5967. Para se cadastrar clique aqui.

.

Mais informações:

11 2176-7000 ramal: 5967 ou 7249

Os grupos acima de 10 pessoas deverão ser agendados pelo nosso serviço de captação: 11 2176-7251.

http://redome.inca.gov.br

.

Atualização de cadastro:

http://redome.inca.gov.br/doador-atualize-seu-cadastro

.


Doe um minuto para ajudar a Santa Casa!

© 2018 - Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo