O Histórico do Museu


Localizado no Hospital Central, o Museu Santa Casa de São Paulo | MSC-SP procura preservar a memória da construção e evolução da Santa Casa, bem como contar a história da cidade de São Paulo através de seu acervo e edificação. A formação do seu acervo teve início no ano 2000 pelas mãos do Sr. Mordomo Augusto Carlos Ferreira Velloso [in memorian]. Sua inauguração ocorreu em 2001.


Fundada há mais de quatro séculos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica e privada considerada um dos mais importantes Centros de Referência Hospitalar do Estado de São Paulo.


Não há registros da data exata de sua fundação, mas estima-se que tenha sido criada por volta de 1560. Sua trajetória é vasta e está desde o início atrelada ao desenvolvimento da cidade de São Paulo. A Irmandade já esteve alojada no Largo da Misericórdia, Chácara dos Ingleses e Rua da Glória, até ser inaugurado em 1884 o Hospital Central no bairro de Santa Cecília. Há 130 anos, a estrutura na região central é a sede da entidade.


O acervo do MSC-SP é formado por objetos de diferentes naturezas - cerimoniais, religiosos, documentos textuais, fotográficos e periódicos, indumentárias, pinturas, esculturas, mobiliário, equipamentos médicos, entre outros. Os objetos em sua maioria eram da Santa Casa ou doados pela equipe médica e irmãos que passaram por esta instituição.


No ano de 2015, o MSC-SP completou 14 anos de existência e neste momento significativo o atual provedor Sr. Dr. José Luiz Egydio Setubal reconduziu a Srª. Mordomo June Locke Arruda como responsável pelo Museu.  Neste mesmo ano, o museu muda de local dentro do Hospital Central da Santa Casa.


Para o ano de 2016, o Museu Santa Casa de Misericórdia pretende se rever como instituição museológica, procurando aperfeiçoar sua prática diária institucional, valorizando a formação de sua equipe e se abrindo para a sociedade, para além de sua equipe médica e pacientes da Santa Casa.


Equipe
Museu Santa Casa de São Paulo