Nota de Pesar – Prof. Dr. José da Silva Guedes

Publicado em 18 de abril de 2024 às 11h15
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo lamenta comunicar o falecimento do querido Irmão Protetor e ex-Irmão Mesário Professor Doutor José da Silva Guedes. O Prof. Guedes foi um dos mais proeminentes personagens da Saúde Pública paulista e brasileira. Nasceu em 09/02/1936 no bairro do Belém em São Paulo, graduou-se pela Faculdade [...]

A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo lamenta comunicar o falecimento do querido Irmão Protetor e ex-Irmão Mesário Professor Doutor José da Silva Guedes.

O Prof. Guedes foi um dos mais proeminentes personagens da Saúde Pública paulista e brasileira. Nasceu em 09/02/1936 no bairro do Belém em São Paulo, graduou-se pela Faculdade de Medicina na USP em 1961 e fez especialização em Saúde Pública em 1963.

Assim que terminou a graduação foi contratado como Médico do Instituto de Infectologia Emilio Ribas onde ficou até 1974. Fez seu doutorado em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP em 1973. Foi convidado pelo Prof. Augusto Leopoldo Ayrosa Galvão em 1963 para integrar o Departamento de Medicina Social, atual Saúde Coletiva, da recém-criada Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, onde permaneceu até hoje, tendo sido seu chefe por muitos anos. Foi um dos criadores do Centro de Saúde Escola Barra Funda em convênio com a SES-SP em 1967. Também participou da criação da Associação Paulista de Saúde Pública (APSP) e da Associação Brasileira de Saúde Coletiva ABRASCO em 1979, da qual também foi presidente. Foi Secretário Municipal de Saúde do município de São Paulo de 1983 a 1985, Secretário da Saúde do Estado de São Paulo de 1995 a 2002, por duas gestões do Governador Mário Covas e Presidente do Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social em 1992.

Esse pequeno resumo da vida do Professor Guedes descortina quão importante foi seu papel na construção do SUS, na relevância que a Saúde Pública reflete hoje no Brasil e na grande importância que teve na história da ISCMSP, mas também é preciso destacar a grande figura humana, fraterna, justa e solidária, que sempre aparecia no momento em que ele sorria.