HOSPITAL GERIÁTRICO E DE CONVALESCENTES DOM PEDRO II

Hospital Geriátrico Dom Pedro II

O Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II, localizado no bairro do Jaçanã, iniciou as atividades em 1885, como Asilo de Mendicidade, e em 1911 foi transferido para o local atual como asilo de idosos. Hoje, atua como hospital geriátrico, mas também conta com leitos para recuperação de pacientes provenientes de outras unidades de assistência à saúde, é retaguarda a todos os hospitais municipais da cidade de São Paulo, sendo referência em reabilitação, cuidados prolongados e cuidados paliativos.

Desde 2017, diversas estruturas foram modificadas para oferecer à população instalações mais confortáveis e adaptadas às necessidades dos pacientes atendidos por seu perfil assistencial. Com o envelhecimento da população e o aumento de doenças crônicas, parte dos cidadãos idosos encontra-se em alta vulnerabilidade social.

O hospital tem como diferencial o alinhamento dos conhecimentos técnicos para os cuidados dessa população e a humanização no atendimento, que proporcionam um olhar diferenciado para estas pessoas. O trabalho é todo desenvolvido para reabilitar os pacientes para que possam estar mais adaptados ao enfrentamento de seu cotidiano, com as restrições que os acometem.

No ano de 2021, o Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II ficou em terceiro lugar na campanha nacional de prevenção de lesões por pressão, desenvolvida pela ConvaTec em parceria com a Associação Brasileira de Estomaterapia, sendo o único hospital 100% SUS entre os primeiros colocados do prêmio.

Av. Guapira, 2.674 – Jaçanã
CEP 02265-002 – São Paulo/SP