HISTÓRICO

Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo: excelência na assistência, ensino e pesquisa

Fundada há 460 anos, a Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo é uma instituição filantrópica, privada e laica, considerada um dos mais importantes centros de referência hospitalar do Brasil.

Sua trajetória é vasta e está, desde o início, atrelada ao desenvolvimento da cidade. Momentos importantes da história da cidade passaram pela instituição. A Santa Casa recebeu os soldados da Revolução Constitucionalista, participando ativamente da “Campanha do Ouro para o Bem de São Paulo” e acolhendo a população carente com atendimento em todas as especialidades médicas existentes na época.

A fundação da Irmandade (1560 a 1872)

Primeiro registro da existência de uma Confraria de Misericórdia na Vila de São Paulo. Nesta data, o Padre Anchieta relatou, em uma de suas cartas aos Jesuítas, o velório do índio Tibiriçá com a cera de uma confraria.

1562

O provedor Izidro Tinoco de Sá decretou em ata de reunião da Irmandade dia 24 de abril, que a confraria tenha seu próprio hospital em São Paulo.

1715

Instalado pela Irmandade o primeiro abrigo de São Paulo para doentes com lepra, o Hospital dos Lázaros.

1802

Inaugurado o novo Hospital da Caridade na Chácara dos Ingleses, localizado no antigo caminho da Glória.

1825

Inaugurada a nova sede, também na Chácara dos Ingleses, porém maior e com espaço suficiente para atender a demanda de enfermos da época.

1840

Chegaram sob a direção da Madre Maria Ansenia Berthet, as 5 primeiras Irmãs de Chambéry para atuarem como enfermeiras, escriturárias e cozinheiras do Hospital da Caridade.

1872
O Hospital Central inicia suas atividades (1878 a 1945)

Sob a intensão de aumentar o Hospital da Caridade, o comerciante português Antonio José Leite Braga fez a doação de uma quadra inteira na Chácara do Bexiga. Ao 1º dia do mês de outubro, foi lançada a pedra fundamental do novo hospital (atual Hospital Central) com a presença do imperador D. Pedro II, que fez a primeira doação para a construção do edifício.

1878

Após pressão da imprensa paulistana e apoio da população, em 31 de dezembro, o local de construção do novo hospital mudou-se para a Chácara do Arouche, cujo terreno foi doado por Coronel Rafael de Barros e outros benfeitores da época.

1880

No dia 31 do mês de agosto, o Hospital Central iniciou suas atividades, e até hoje tem sido pioneiro em inúmeras áreas de atendimento à saúde e educação hospitalar brasileira.

1884

Fundado o Asilo de Mendicidade no antigo prédio do Hospital da Glória, em parceria com o governo provincial.

1885

Encerrou-se a tutela do Estado sobre as Santas Casas de Misericórdia, tornando-as empresas privadas e sem fins lucrativos.

1891

Em 13 de setembro foi fundado o Asilo dos Expostos Sampaio Viana.

1896

Hospital dos Lázaros foi transferido para a Chácara do Guapira.

1904

Inaugurado o Leprosário sob o nome de Hospital dos Morphéticos, no bairro do Jaçanã.

1904

Asilo da Mendicidade foi transferido para o bairro do Jaçanã. Seu nome passa por inúmeras mudanças como: Asilo dos Inválidos, Departamento de Geriatria Dom Pedro II e atualmente Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II.

1911

Asilo da Mendicidade foi transferido para o bairro do Jaçanã. Seu nome passa por inúmeras mudanças como: Asilo dos Inválidos, Departamento de Geriatria Dom Pedro II e atualmente Hospital Geriátrico e de Convalescentes Dom Pedro II.

1911

A Irmandade inaugurou o Sanatório Vicentina Aranha em São José dos Campos, primeiro sanatório para tuberculosos do Estado de São Paulo.

1924

Inauguração do maior e mais completo pavilhão de cirurgia feminina do país.

1931

A Faculdade de Medicina de São Paulo (USP) mudou-se para o edifício próximo ao Hospital Central. Os residentes continuaram atuando até 1945 em nossos hospitais, quando foi inaugurado o Hospital das Clínicas.

1931

As instalações do Hospital dos Morphéticos foram reformadas e então, foi inaugurado o Hospital São Luiz Gonzaga, no bairro do Jaçanã, para atender pacientes tuberculosos.

1932

Inauguração da Escola de Enfermagem São José, primeira escola de enfermagem de nível médio do país. Sob a administração da instituição.

1945
Inauguração da Faculdade e de unidades, como o Hospital Santa Isabel (1963 a 2017)

Fundação da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

1963

Hospital São Luiz Gonzaga foi transformado em hospital geral.

1968

É inaugurado o Hospital Santa Isabel, no bairro de Higienópolis para atender pacientes de convênios e particulares, com o objetivo de gerar recursos financeiros para o atendimento assistencial.

1972

Inaugurada a Maternidade e Centro Obstétrico do Hospital São Luiz Gonzaga.

1996

Inauguração da nova clínica de fonoaudiologia, com amplas instalações.

2005

Banco de Tecidos realizou a primeira captação de Tecidos Musculoesqueléticos em doador com coração parado.

2006

Inauguração do Centro Cirúrgico da Oftalmologia com cinco salas cirúrgicas e uma sala de recuperação.

2007

O Hospital Central completou 125 anos e a instituição inaugurou o Serviço de Captação de Órgãos e o Setor de Transplantes.

2009

Inauguração do Centro de Habilidade em Artroscopia.

2012

Abertura de novas instalações do pronto-socorro da Ortopedia.

2015

Promoção de ações sociais voluntárias das equipes multidisciplinares da oftalmologia, dermatologia, otorrinolaringologia, cirurgia buco-maxilo-facial e endocrinologia, para realização de procedimentos cirúrgicos e atendimentos para detecção precoce de doenças.

2017

Foi realizado um amplo processo de Reestruturação Organizacional, capitaneado pela Fundação Instituto de Administração – FIA, para as atividades executivas da Irmandade.

2018

A instituição recebeu o Prêmio Excelência da Saúde, na categoria Responsabilidade Social, pela implantação do Projeto Lean nas Emergências no pronto-socorro do Hospital Central, com o objetivo de evitar a presença de macas nos corredores, diminuir o tempo de permanência do paciente na urgência e o tempo de chegada do paciente até o médico, trazendo racionalização de recursos.

2019

A Santa Casa se destaca pelo trabalho de excelência no enfrentamento da pandemia da Covid-19, com desenvolvimento de novos fluxos de atendimento; estrutura ampliada com novos leitos de UTI e Enfermarias para suprir a demanda de pacientes; treinamento e capacitações pela equipe multidisciplinar, a fim de garantir atendimento seguro e de qualidade; além da campanha “Guerra ao Coronavírus”, que mobilizou empresas, artistas, personalidades e a população em geral com o objetivo de arrecadar recursos financeiros para aquisição de equipamentos médico-hospitalares, EPIs e medicamentos para os atendimentos da Covid-19.

2020

Foram reformadas diversas áreas nas unidades da Irmandade, que resultaram em melhorias estruturais e de processos, garantindo a qualidade e segurança assistencial. Muitos projetos, reformas e novos equipamentos foram possíveis graças ao apoio da sociedade.

2021

As reformas continuaram a todo vapor, graças à transparência da gestão e a prestação de contas, que foram fundamentais para o fortalecimento da imagem e credibilidade junto à sociedade. Dentre as muitas obras de melhorias, a UTI Neonatal do Hospital Central foi inteiramente revitalizada, e foi iniciada a obra de reforma e implantação da nova área de Quimioteriapia Adulto e Ambulatório Pediátrico no Prédio Conde de Lara. Também foi reformada a Maternidade do Hospital São Luiz Gonzaga, além da implantação de um elevador de acessibilidade e rampas de acesso.

2022

Para mais informações CLIQUE AQUI