XVIII Curso Anual do Grupo do Pé e Tornozelo da Santa Casa de São Paulo

Publicado em 19 de setembro de 2023 às 13h24
Nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, o Grupo do Pé e Tornozelo do Hospital Central realizou o seu 18º curso anual, com o tema central Artrodese do Tornozelo. Apesar do aumento no número de artroplastias do tornozelo em todo o mundo, a artrodese ainda mantém seu papel importante no tratamento de problemas [...]

Nos dias 14 e 15 de setembro de 2023, o Grupo do Pé e Tornozelo do Hospital Central realizou o seu 18º curso anual, com o tema central Artrodese do Tornozelo. Apesar do aumento no número de artroplastias do tornozelo em todo o mundo, a artrodese ainda mantém seu papel importante no tratamento de problemas nesta articulação.

O Grupo juntamente com o Dr. Thomas San Giovanni, do Baptist Orthopedic Institute no sistema hospitalar Baptist Health South Florida e Professor Clínico do Departamento de Cirurgia Ortopédica da Faculdade de Medicina da Florida International University – EUA, falaram sobre as diferentes técnicas de artrodese do tornozelo, seus resultados, previsões e possíveis complicações. Também foram realizadas cirurgias em um cadáver no MARC (Miami Anatomic Research Center) em São Paulo. Os inscritos praticaram a artrodese do tornozelo usando diferentes abordagens, como a artroscópica, a anterior, a lateral e a posterior, com a fixação usando parafusos, hastes intramedulares e placas especialmente projetadas para essa cirurgia, com a orientação do pessoal do curso. Além disso, houve discussões de casos e cirurgias em modelos artificiais.

Agradecemos a todos que participaram da organização e realização do evento.